sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ministério do Turismo desembarca na 40ª Feira das Américas Ministro Gastão Vieira e secretários participaram da abertura; presidente da Abav defende parceria entre os setores público e privado 24/10/2012 Paulino Menezes / MTur Gastão Vieira: o estudo nos mostra que temos um novo mercado para conquistar, com perfil específico e demandas próprias Gastão Vieira: o estudo nos mostra que temos um novo mercado para conquistar, com perfil específico e demandas próprias &Primme; Brasília (DF) - O alinhamento de estratégias entre o governo federal e a iniciativa privada marcou a abertura da 40ª edição do Congresso da Abav - Feira das Américas, no Rio de Janeiro. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, divulgou em primeira mão os dados do Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil 2012. Os números comprovam a expansão do setor e servem de base para poder público e cadeia produtiva definirem estratégias de atuação. “O estudo nos mostra que temos um novo mercado para conquistar, com perfil específico e demandas próprias”, afirmou o ministro, referindo-se à classe C, faixa populacional que responde pelo maior aumento no número de viagens: 21%. “Nossa estratégia tem que privilegiar a inovação e a qualidade dos serviços”. Para o presidente da Abav, Antônio Azevedo, “a integração entre o poder público e a iniciativa privada, por meio de ações conjuntas e que sejam alinhadas e baseadas no entendimento comum, é essencial”. Participaram também do encontro os secretários nacionais de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, e de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, e a secretária de Estado de Turismo de Portugal, Cecília Meireles. Turismo em alta O potencial do setor para ajudar o Brasil a fazer frente à crise econômica mundial foi destacado durante os discursos de abertura do evento. “Em qualquer que seja o panorama da economia brasileira, o turismo registrará um crescimento, pelo menos, duas vezes superior ao do PIB. É um mercado extremamente aberto e com expectativa de crescimento muito acima dos demais”, afirmou o governador de João Pessoa, Ricardo Coutinho. Na avaliação do presidente da Abav, a 40ª edição Feira das Américas representa a demonstração de força do segmento. “O evento assume dimensões só comparáveis às maiores feiras de turismo do mundo. As agências de viagens deram uma contribuição histórica em favor do setor com a consolidação de destinos e produtos”, afirmou Azevedo. São Paulo A 40ª edição do evento representa a despedida da Abav do Rio de Janeiro, depois de dez anos. De 04 a 08 de setembro de 2013, ela será realizada em São Paulo. Os representantes do Rio, o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, e o presidente da Riotur, Antônio Mello, lamentaram a mudança de local e pediram o evento de volta. “Estaremos de braços abertos quando vocês decidirem voltar”, afirmou Ázaro. “Volto ao encontro com a certeza de que estamos diante de uma oportunidade única. Poucos são os países que tiveram a oportunidade que o Brasil terá de sediar tantos eventos representativos num curto espaço de tempo”, comentou Gastão Vieira, ao relembrar que a Abav foi o primeiro evento oficial do qual participou quando assumiu a pasta. O ministro aproveitou o discurso de abertura para adiantar os números do Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil 2012. Clique aqui para ter acesso aos dados.
brasileiro nunca viajou tanto pelo Brasil Pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo revela que 58,9 milhões de pessoas viajaram dentro do país em 2011. Um crescimento de 18,5% em relação a 2007 24/10/2012 Brasília (DF) - O número de brasileiros que viajam pelo país nunca foi tão alto. Estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo revela que 58,9 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma viagem doméstica no último ano. Na edição anterior do levantamento, em 2007, eram 49,7 milhões de viajantes. O crescimento registrado foi de 18,5%, impulsionado pela inclusão do turismo na cesta de consumo da população de baixa renda, faixa que responde pelo maior salto: 21%. Os dados fazem parte do Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil 2012, que pesquisou o perfil das viagens realizadas em 2011 por 39 mil famílias brasileiras. O Estudo revela ainda que o número de viagens domésticas realizadas no Brasil saltou de 161 milhões em 2007 para 191 milhões em 2011. O crescimento na movimentação internacional é ainda mais expressivo. Em 2007, apenas 2,7% das famílias haviam feito viagens internacionais. Na última edição, o percentual subiu para 4,3%, um salto de 57%. O gasto médio per capita dos brasileiros em viagem cresceu 18%. Em 2007, eram R$ 956,9 por pessoa. Em 2011, o valor médio passou para R$ 1.128,3. O gasto nos deslocamentos a negócios (R$ 985,9) é quase o dobro dos a lazer (R$ 494,4). “Temos observado que, cada vez mais, o turismo faz parte da vida do brasileiro. É papel do Ministério do Turismo criar um terreno favorável para o setor manter e até acelerar o crescimento. Apostamos no aumento da competitividade dos nossos destinos”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Turismo interno O lazer ainda aparece como a principal motivação da movimentação interna brasileira, com 81,4%. O meio de locomoção mais usado continua sendo o carro. Para cada 100 pessoas em viagem pelo país, 44 usam o automóvel. O avião, no entanto, responde pelo maior crescimento percentual (50%) desde o último estudo. Atualmente 17% das pessoas usam a ponte aérea para se locomover. Em 2007, esse índice era de 11,3%. Para cada grupo de 100 viajantes, 64 se hospedam na casa de parentes e amigos. Essa modalidade apresentou um crescimento de 6,5 pontos percentuais, em grande parte justificado pela inclusão das famílias que ganham até quatro salários mínimos no mercado de consumo. Todos os outros meios de hospedagem – resorts, hotéis, pousadas, imóveis alugados ou próprios – registraram queda percentual. O Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil 2012 confirma o poder de distribuição de renda do setor. Para cada R$ 1,00 gasto pelos turistas nordestinos no Sudeste, entram R$ 2,95 provenientes dessa região no Nordeste. A principal região emissora de viagens domésticas é a Sudeste (40,8%), seguida de Nordeste (25,8%) e Sul (17,7%). Motivos Quando o entrevistado é questionado sobre a principal razão para não viajar pelo Brasil, as restrições orçamentárias aparecem em primeiro lugar. Quarenta e sete entre 100 pessoas ouvidas afirmam que não viajam porque os gastos não cabem no orçamento. Em segundo lugar, com 24,1%, aparece a falta de tempo. O Estudo da Demanda Turística Doméstica no Brasil é realizado desde 1998, quando nove mil famílias foram entrevistadas. Desde então, a metodologia foi aprimorada e o universo pesquisado ampliado. Esta edição pesquisou o perfil das viagens realizadas em 2011 por 39 mil famílias de 137 localidades diferentes – 27 capitais e outros 110 municípios de todas as regiões brasileiras.